Central de limpeza CIP
A sanitização é um fator essencial no processamento de alimentos e bebidas e tem por objetivo reduzir os microrganismos prejudicais a saúde pública a níveis considerados seguros pelos órgãos competentes, evitando assim qualquer tipo de contaminação que possa ser gerada no produto atingindo, direta ou indiretamente, o consumidor final. Para que isso seja assegurado é necessária realizar a limpeza e/ou esterilização dos equipamentos usados nos processos de forma controlada e eficaz. Os sistemas de limpeza Cleaning-In-Place (CIP) e Sterilization-In-Place (SIP) foram concebidos para garantir a limpeza e desinfecção automática sem a necessidade de qualquer desmontagem e montagem de equipamentos e tubulação.
Estas Centrais de Limpeza podem ser semiautomáticas ou totalmente automáticas e o seu processo é controlado pelas variáveis Temperatura, Concentração, Pressão e Vazão, garantindo a confiabilidade e eficácia da limpeza.
Além de evitar a desmontagem dos equipamentos para limpeza, estas Centrais de Limpeza CIP, se bem projetadas e construídas, também trazem o benefício de uma maior segurança do operador que deixa de ter a necessidade de ficar sujeito ao potencial contato com os produtos químicos.
Com o processo de limpeza automático conseguimos controlar as variáveis reduzindo os tempos do ciclo de limpeza permitindo assim, a retomada da produção mais rapidamente. Um bom design e o controle das diferentes variáveis através de instrumentos também garantem a redução dos custos com produtos químicos e energia.
Em soluções mais evoluídas em termos de automação toda a informação é registrada e pode ser acessada em tempo real para que sejam tomadas ações imediatas em caso de falhas em alguma das variáveis de limpeza.